quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Partes principais de uma máquina de raios-X

Partes principais de uma máquina de raios-X



As máquinas de Raios-X podem operar a diversas tensões e a diversas correntes no tubo. De um modo geral, temos as seguintes
características:
Diagnóstico: de 40 à 150 KVP e correntes de 25 à 1200 mA.
Terapia: de 60 à 250 KVP e correntes de aproximadamente 8 Ma
Raio-X dentário: de 50 à 90 KVP e correntes de até 10 mA.
Raio-X industrial: de 50 à 300 KVP e correntes de até 10 mA
O GERADOR
  Tem como função fornecer a alta voltagem que o aparelho de raios-X necessita. Transforma a baixa corrente em alta corrente, interligando-se ao tubo de Raios-X através de cabos de alta resistência. Outra função importante do gerador, é permitir que o
operador controle as grandezas:
kV – kilovoltagemmAmiliamperagem;  e (s) - tempo de exposição.
 
Transformador
Um transformador tem dois circuitos, basicamente de duas bobinas (enrolamento de fios) com número de espiras diferentes. O primeiro é o circuito de entrada, que recebe energia elétrica e, por isso é chamado de circuito primário.
 O segundo, é o circuito de saída, chamado circuito secundário.Os elétrons não mudam de  circuito.  A energia é transformada do circuito primário para o secundário por meio de um campo magnético.


BOM SABER!


Os aparelhos de raios-X não são radioativos. Só emitem radiação quando estão ligados , isto é, em operação. Os raios-X requerem cuidados e, por isso, não podem ser usados indiscriminadamente.


Tubo de Coolidge


O dispositivo que gera raios X é chamado de tubo de coolidge.  Este componente é um tubo oco e à vácuo, ainda possui um catodo incandescente que gera um fluxo de elétrons de alta energia. Estes são acelerados por uma grande diferença de pontencial e atingem ao ânodo.

No tubo (ampola) são gerados os Raios X pela conversão da energia dos elétrons em calor (ou energia térmica) e, em menor quantidade, em raios X (Bremsstrahlung). O calor é um subproduto indesejável no processo. O tubo de raios X é projetado para maximizar a produção de raios X e dissipar o calor tão rápido quanto possível.
Principais componentes do cabeçote são:
-Ampola de raios X, Transformador de alta tensão; Transformador de baixa tensão; Revestimento de chumbo; Óleo circundante;-Filtro de alumínio; Colimador; Cilindro localizador.
Controle Automático de Exposição (AEC) 
Dentre os modelos de equipamentos mais , modernos de radiodiagnóstico, alguns possuem um dispositivo eletrônico que controla o nível de exposição no receptor, que tem a função de suspender a geração de raios X quando o receptor de imagens (conjunto tela-filme) recebe uma determinada quantidade de exposição pré-determinada considerada ideal para um determinado exame.
Filtração do feixe de Rx 
Os fótons com energia abaixo de 20 KeV não interessam ao Radiodiagnóstico, pois têm capacidade de penetração muito baixa, não contribuem com informações sobre o paciente e só aumentam a dose do paciente. Por isso há a necessidade de filtragem desses raios X que não contribuem para a formação da imagem.
Abaixo de 20 KeV, somente 45% dos fótons do feixe conseguem atingir a profundidade de 10 mm de músculo contra apenas insignificantes 0,00063%destes atingem a profundidade de 150 mm. Em contrapartida, 3,5% dos fótons que têm energia de 50kV atingem estes mesmos 150 mm.  O próprio corpo atua, então, como um filtro retirando do feixe os fótons de baixa energia.
Filtração Adicional
Para diminuir a dose do paciente, uma solução óbvia é interpor algum material entre o feixe de raios X primário e o paciente que sirva de filtro e remova do feixe de fótons os de baixa energia.
O material geralmente utilizado para este propósito em Radiodiagnóstico é o alumínio.
Toda máquina de raios X tem uma “flitragem equivalente de alumínio”.  Diz-se equivalente porque outros componentes do equipamento também filtram parte dos fótons de baixa energia tais como, a janela do tubo de vidro e o colimador do feixe.  A quantidade de filtração total é expressa, portanto, em valores de espessura equivalente de alumínio.

2 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
alguém que sabe que, se eu fizer a minha parte, disperta o proximo a tambem fazer a dele .....

Seguidores