quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Princípio de formação da imagem radiográfica

Historia da Radiologia
Wilhelm Conrad Röntgen Fascinado por esta observação passou todo o fim de semana trancado no laboratório onde comia e dormia, e no qual, em experimentos com o material que dispunha à mão, investigou a capacidade destes raios de penetrar em corpos opacos à luz interpondo entre o tubo e a placa praticamente o que pudesse encontrar.
Sabendo que os raios catódicos sensibilizavam filmes fotográficos, investigou para saber se estes raios, que ele agora descobria, também tinham esta propriedade. Pedaços de diferentes metais, livros, pesos de balança, sua espingarda de caça, foram um a um radiografados então. Havendo notando que enquanto segurava os objetos entre o tubo e écran de platinocianeto de bário tinha visto a imagem dos ossos de sua mão, Rontgen decidiu investigar sobre este assunto para isto convenceu D. Bertha, sua esposa, a colocar a mão sobre um filme fotográfico em chassi de papel e ligou o tubo durante 15 minutos. 
Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923)
No artigo,  o autor descreve minuciosamente suas experiências e observações e relata que:
vsão diferentes dos raios catódicos ;
v causam fluorescência em certos sais metálicos;
v impressionam (enegrecem) chapas fotográficas;
v são de natureza eletromagnética, pois não sofrem desvios em campos eletro-
vmagnéticos;
v produzem radiações secundárias por onde atravessam;
v propagam-se em linha reta em toas as direções;
v transformam gases em condutores elétricos (ionização);
v seu poder de penetração aumenta com o aumento da tensão nos tubo que os geraram.

 de vinte e cinco anos se passaram antes que novas características destes raios fossem descobertas.
Por este trabalho recebeu em 1901 o primeiro Prêmio Nobel de Física



Mais
 
Após a comunicação nos meios científicos, centenas de trabalhos foram publicados apenas no primeiro ano após a descoberta, mesmo porque os laboratórios de física da época estavam equipados para produzi-los. Cerca de 20 dias após a comunicação de
Röntgen, Dr. Otto Walkhoff, de Brausnchweig, Alemanha, fez a primeira radiografia dental. Esta foi conseguida usando uma placa de vidro com emulsão fotográfica, envolvida em papel preto e lençol de borracha. A radiografia foi tomada de sua própria boca com um tempo de exposição de 25 minutos.
História da Radiologia no Brasil 
A primeira radiografia a ser feito no Brasil foi em 1896. A primazia é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas. Esses pesquisadores pioneiros no Brasil são Silva Ramos em São Paulo; Alfredo Brito na Bahia; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro e Físicos do Pará.
Primeiro Aparelho de Raio-X instalado no interior do
país.

Dr. José Carlos Ferreira Pires foi o primeiro médico a instalar um aparelho de Raios-X no interior do Brasil, na cidade de Formiga, Minas Gerais, a 600 km do Rio de Janeiro. Este aparelho se encontra hoje em Chicago, no Museu de Cirurgia
.
Em 1897 um rico comerciante de Recife, capital de Pernambuco, importou um aparelho para fazer, em suas festas, radioscopias das mãos das senhoras da Sociedade local.
Manoel Dias de Abreu foi o inventor da abreugrafia que revolucionou o diagnóstico e tratamento da tuberculose, através de um método de diagnóstico coletivo e o primeiro no mundo a falar sobre Densitometria Pulmonar.
 
Vamos pensar um pouco!

Objetos ou estruturas radiopacas são aquelas em que a radiação não consegue atravessá-las. Ou seja, são as estruturas brancas nas radiografias, como dentes, estruturas metálicas, restaurações, entre outras. As estruturas escuras nas radiografias são radiotransparentes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
alguém que sabe que, se eu fizer a minha parte, disperta o proximo a tambem fazer a dele .....

Seguidores